Vitória da Conquista ultrapassa 97% de cobertura vacinal contra o sarampo
O Brasil recuperou seu status de país livre do sarampo, após receber a recertificação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). Essa conquista, alcançada em 2016 e perdida em 2018 devido à queda nas coberturas vacinais, tem sido comemorado em todo país.
Em Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desempenhou um papel fundamental nesse processo, intensificando as ações de vacinação e alcançando resultados expressivos. Em 2023, a cobertura vacinal contra a tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, atingiu 82,62%. Já em 2024, a meta foi superada, com uma cobertura de 97,95%.

Para alcançar esses resultados, a SMS implementou diversas estratégias, como a busca ativa, ações extramuros e parcerias com diversas instituições para fortalecer a campanha de vacinação.
A secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, ressaltou a importância da vacinação para a prevenção de doenças. “A vacina é a principal ferramenta para evitar a disseminação de doenças como o sarampo. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais as ações de imunização, conscientizando a população sobre os benefícios da vacina e mobilizando todos os profissionais de saúde”, afirmou.