Vitória da Conquista segue sem previsão para reabertura da Superintendência da Caixa
A Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal será reaberta em Itabuna na próxima sexta-feira (11), após mais de seis anos fechada. A nova estrutura deve facilitar o relacionamento da instituição com prefeituras, empresas e viabilizar operações como financiamentos habitacionais e investimentos na região. O novo superintendente será Raul Toso, que atuava em Jequié como superintendente executivo de Varejo.
Em Vitória da Conquista, no entanto, não há previsão para reativação da superintendência, mesmo após o anúncio feito em outubro de 2023. Desde então, com mudanças na direção da Caixa, o tema não voltou a ser tratado publicamente, nem por representantes do governo federal nem pela gestão municipal, que chegou a informar que a prefeita Sheila Lemos reforçou o pedido em Brasília.
Na última semana, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região voltou a cobrar a reabertura da unidade. Em reunião realizada na quinta-feira (3), a entidade avaliou os prejuízos causados pela ausência da superintendência, sobretudo para os entes públicos que precisam recorrer a unidades mais distantes. O sindicato também manifestou preocupação com a possibilidade de a Caixa priorizar a instalação de uma nova superintendência em Barreiras.
O tema também foi abordado na Câmara Municipal pelo vereador Alexandre Xandó (PT), que lamentou a ausência da unidade na cidade e defendeu um esforço conjunto dos parlamentares para reforçar o pleito.
Até o momento, a Caixa não informou se há previsão para a reabertura da Superintendência em Vitória da Conquista.