Vitória da Conquista recebe nova tecnologia para reforçar investigações criminais
Vitória da Conquista agora conta com equipamentos de última geração para fortalecer o trabalho da perícia técnica na cidade. O município foi um dos três do interior da Bahia a receber um dos novos scanners tridimensionais adquiridos pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Polícia Técnica (DPT), ligado à Secretaria da Segurança Pública (SSP).
O investimento faz parte de um pacote que ultrapassa R$ 1,5 milhão e tem como objetivo acelerar e dar mais precisão às investigações criminais no estado. Além dos scanners, o setor de balística também foi reforçado com microscópios comparadores, sistemas de inteligência e coletores balísticos de última geração.
Com a nova tecnologia, os peritos de Conquista poderão escanear cenas de crime em alta definição, mesmo em ambientes com pouca iluminação. O scanner cria uma reprodução fiel do local, permitindo que detalhes importantes não se percam com o tempo. Os dados podem ser acessados remotamente por tablets, o que agiliza ainda mais o trabalho investigativo.
“Essa tecnologia permite revisitar digitalmente o local quantas vezes forem necessárias, otimizando o tempo e garantindo mais precisão nas análises”, explicou Ríbil Januário, diretor adjunto do Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto (ICAP).
Outro destaque é o coletor balístico, que substitui o antigo método manual com algodão. Agora, o disparo de teste é feito em um equipamento que reduz o impacto do projétil e o direciona para uma rede de coleta. Com isso, o processo que antes levava até duas horas pode ser concluído em apenas dois minutos.
A modernização reforça a atuação do DPT no interior e representa um passo importante para a segurança pública em Vitória da Conquista, que ganha mais estrutura para elucidar crimes com agilidade e confiabilidade.