Vitória da Conquista inicia o ano com saldo positivo na geração de empregos formais
Vitória da Conquista registrou um saldo positivo de 148 empregos formais em janeiro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego. Esse resultado eleva o número total de trabalhadores com carteira assinada no município para 80.874, representando um aumento de 0,21% em relação ao ano anterior.
Apesar da leve queda observada em dezembro, quando 163 postos de trabalho foram perdidos, os números de janeiro são animadores. Em dezembro, apenas o setor de comércio apresentou saldo positivo, impulsionado pelas contratações para o período natalino.
Em janeiro, a indústria e a construção civil foram os principais motores da geração de empregos, com saldos positivos de 125 e 46, respectivamente. Atualmente, 15.988 pessoas trabalham na indústria e 6.368 na construção, representando 27,64% do total de empregos formais no município.
O setor de serviços, maior empregador da cidade, apresentou o segundo mês consecutivo de queda, com 7 postos de trabalho a menos. A agropecuária também registrou saldo negativo pelo terceiro mês consecutivo, com 4 demissões a mais que contratações. O comércio, por sua vez, cortou 12 vagas em janeiro.