Violência doméstica lidera ocorrências atendidas pela Polícia Militar na Bahia, afirma comandante-geral
A violência doméstica é o principal motivo de acionamento da Polícia Militar da Bahia (PMBA). De acordo com o comandante-geral da corporação, coronel Antonio Carlos Silva Magalhães, cerca de 80% das chamadas recebidas pela central 190 estão relacionadas a esse tipo de crime. A informação foi destacada durante entrevista ao Jornal da Bahia no Ar, nesta terça-feira (8).
“Por incrível que pareça, uma das violências que mais nos preocupa é a doméstica. Ela acontece, muitas vezes, dentro do lar, e isso exige atenção especial da PM. Os dados nos ajudam, mas é fundamental compreender os comportamentos sociais por trás dessas situações”, afirmou o coronel.
A marca expressiva revela um dos grandes desafios da segurança pública no estado e reforça a importância de ações integradas de combate à violência de gênero. A PM já conta com patrulhas especializadas, como a Ronda Maria da Penha, e o novo comandante reforça a necessidade de fortalecer esse tipo de atuação.
Além de comentar o cenário atual das ocorrências, o coronel Antonio Carlos falou sobre sua proposta de gestão à frente da PMBA, assumindo o posto deixado pelo coronel Paulo Coutinho. Ele destacou que pretende investir em operações pontuais, sempre guiadas por trabalho de inteligência e em parceria com outras instituições.
“Quero realizar operações mais precisas, com base em dados e inteligência, junto com a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, DPT e outros órgãos civis. Esse será o nosso diferencial”, afirmou.
A nova gestão da PM baiana, segundo o comandante, seguirá firme no enfrentamento à criminalidade, mas com foco cada vez maior em análises estratégicas e na compreensão dos contextos sociais que influenciam a segurança pública no estado.