Sheila Lemos é cotada para chapa majoritária da oposição em 2026 e ganha força nos bastidores
Reeleita prefeita de Vitória da Conquista em 2022 com expressivos 58,83% dos votos, Sheila Lemos (União) vem ganhando destaque nos bastidores como uma das principais opções para a chapa majoritária da oposição nas eleições de 2026. A prefeita, que tem demonstrado uma forte liderança, é cotada para integrar uma chapa possivelmente encabeçada pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União). Sheila se destaca como uma das quatro opções mais comentadas para essa vaga.
Enquanto o grupo governista já tem sua chapa praticamente definida, com a presença dos ex-governadores Jaques Wagner (PT) e Rui Costa (PT), a oposição também está se articulando. Entre os nomes que têm sido frequentemente mencionados por aliados e lideranças ligadas a ACM Neto, o de Sheila Lemos aparece como uma forte possibilidade.
A prefeita de Conquista é vista como uma escolha estratégica, que não só representaria a força política feminina, mas também traria sua experiência na política, um fator que falta na atual representação feminina no cenário político da Bahia. Em 2022, o “espaço das mulheres” foi ocupado pela empresária Ana Coelho (Republicanos), que não tinha experiência política, enquanto Sheila Lemos tem uma carreira consolidada e pode agregar muito mais representatividade.
Segundo apurações do site Bahia Notícias, o cargo que mais se alinha com o perfil de Sheila Lemos seria uma das vagas para o Senado. Ela atende a importantes pré-requisitos, como ser uma liderança relevante da região Sudoeste da Bahia e ter demonstrado boa aprovação nas urnas.
Recentemente, numa entrevista concedida ao jornalista Daniel Silva, ACM Neto reforçou a importância do nome de Sheila Lemos para a oposição em 2026. “Eu não tenho dúvida de que ela tem grande chance, pelas qualidades que tem, pela liderança que construiu, pelo peso político de Vitória da Conquista e por representar a força e a competência da mulher na política”, afirmou ACM Neto. No entanto, ele alertou para a necessidade de cautela, uma vez que há uma grande expectativa de que Sheila Lemos continue no cargo de prefeita até o fim de seu mandato.
Apesar disso, a resistência de Sheila Lemos em deixar o comando da prefeitura é apontada como um dos desafios dessa articulação. Aliados próximos à prefeita indicam que seu desejo é de permanecer no cargo, o que tem levado a uma série de conversas nos bastidores para convencê-la a aceitar o convite para a chapa majoritária.
Quanto à composição final da chapa, ainda há muitos nomes sendo discutidos. ACM Neto, por exemplo, também elogiou o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), sugerindo que ele poderia ser um nome relevante para integrar a chapa da oposição em 2026. “Zé Cocá é um nome forte e lembrado para integrar uma chapa majoritária e acredito que ele tem todas as qualidades para isso”, destacou ACM Neto. Zé Cocá, que já foi prefeito de Lafaiete Coutinho e deputado estadual, assumiu a prefeitura de Jequié em 2020 e foi reeleito com uma impressionante votação de 91,93% dos votos em 2024.
Com os nomes em jogo, a oposição começa a desenhar uma chapa que busca reunir forças regionais e, ao mesmo tempo, ampliar a representatividade feminina e política em 2026.