Sem empréstimo, Prefeitura assume obra do acesso ao Aeroporto Glauber Rocha por conta própria
A Prefeitura de Vitória da Conquista retomou as obras do acesso alternativo ao Aeroporto Glauber Rocha, mas de uma forma diferente do previsto: a construção será feita diretamente pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), sem a contratação de empreiteiras por meio de licitação ou o envolvimento da Empresa Municipal de Urbanização de Conquista (Emurc).
A obra, inicialmente planejada para ser financiada por um empréstimo internacional que não se concretizou, será executada com recursos próprios. No entanto, a Prefeitura não divulgou o orçamento, a origem dos recursos ou o prazo de conclusão.

Obra será feita por fases
Parte do acesso já está sendo construída pela Prates e Bonfim, empresa que participa da obra por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Segundo Luciano Bonfim, sócio da construtora, a empresa já concluiu a terraplanagem do trecho inicial, construiu um bueiro sobre um rio e asfaltará uma parte da pista.
O secretário municipal de Infraestrutura, Jackson Yoshiura, explicou que o projeto será executado em fases. Primeiro, será feito o recorte do terreno, seguido da preparação da base da via antes de receber o asfalto. Sobre a pavimentação final, a Prefeitura ainda avalia se licitará a obra ou entregará essa etapa para a Emurc.
Impacto e benefícios da nova via

Com 5,4 km de extensão e 30 metros de largura, o acesso alternativo ligará o aeroporto à região oeste da cidade e à BA-262, beneficiando motoristas que vêm de cidades como Anagé, Brumado e Guanambi.
Além de desafogar o tráfego na BR-116 e aumentar a segurança para quem circula na rodovia e no aeroporto, a nova via também deve impulsionar o crescimento urbano e econômico dos bairros Simão, Campinhos e Jatobá, facilitando o deslocamento da população e atraindo investimentos para a região.