Presidente da Câmara propõe construção de viaduto com recursos municipais em Vitória da Conquista
O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro, apresentou uma proposta para que o município assuma a construção de um viaduto na ligação entre a Avenida Juraci Magalhães e a BA-263, nas proximidades do bairro Urbis VI. A iniciativa surge após diversas tentativas, inclusive com apoio do Ministério Público Federal, para que o governo federal executasse a obra, considerada essencial para a segurança viária da população.
Com a falta de avanços, o vereador propõe que a Prefeitura realize a construção com recursos próprios, estimando um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões. A ideia é utilizar parte do próximo financiamento do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), o que, segundo Ivan Cordeiro, representaria cerca de 10% do valor total do novo aporte.
“Diante da dificuldade do governo federal em construir os viadutos no anel viário de Vitória da Conquista, fiz uma proposta na sessão da Câmara para que o município possa assumir a construção de pelo menos um viaduto, o da saída para Itambé. O progresso tem pressa e não pode esperar”, afirmou o presidente, em contato com a equipe de reportagem. A proposta será debatida em audiência pública no dia 28 de abril, às 19h, na Câmara de Vereadores.
Enquanto isso, o Governo Federal pretende realizar no dia 8 de maio, em Vitória da Conquista, uma audiência para discutir a nova concessão da BR-116. A pauta inclui demandas históricas da cidade, como a construção de viadutos nas regiões do Miro Cairo, Centro Industrial, Estrada da Barra do Choça e Urbis VI.
A expectativa agora é pelos desdobramentos das duas frentes: a proposta municipal e a possível inclusão das obras no novo contrato federal de concessão.