Prefeitura atua em diversos bairros para minimizar transtornos da chuva
As fortes chuvas que atingem Vitória da Conquista neste domingo, 10, causaram diversos transtornos em diferentes regiões da cidade. A Prefeitura Municipal, por meio do Comitê de Crise, está atuando de forma integrada para atender as demandas da população e minimizar os impactos das intempéries.
No bairro Vila Elisa, além do alagamento de uma residência, o surgimento de uma cobra gerou preocupação. A Guarda Municipal, responsável pelo resgate de animais peçonhentos, foi acionada para capturar o réptil e encaminhá-lo ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) está prestando assistência à família atingida pelo alagamento.
No bairro Panorama, a grande quantidade de água direcionada ao canal do Santa Cecília causou o alagamento da via, necessitando do bloqueio do trânsito por equipes do Sistema Municipal de Transporte (Simtrans). Veja o vídeo feito por um dos moradores mostrando a força da enxurrada no local.
A Guarda Municipal, por sua vez, suspendeu suas atividades rotineiras, à exceção do apoio aos locais de prova do Enem, para garantir a disponibilidade de viaturas para atender as ocorrências relacionadas às chuvas.
Até o momento, não há registros de problemas significativos na zona rural.
O Comitê de Crise, composto por representantes de diversas secretarias municipais, monitora constantemente a situação e está preparado para agir de forma rápida e eficiente diante de novas ocorrências. A Prefeitura reforça o pedido para que a população evite áreas alagadas e siga as orientações da Defesa Civil.
Em caso de deslizamentos, desabamentos, enchentes e inundações, a população deve acionar a Defesa Civil, por meio do número 199, ou pelo whatsapp (77) 98856-5070. O órgão funciona em regime de plantão, durante 24 horas, para atender os cidadãos. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado por meio do número 193.
