Prefeitura anuncia que deverá reduzir a zero o consumo de açúcar na merenda da educação infantil
O consumo de açúcar na alimentação das crianças matriculadas nos 32 centros de educação infantil e creches conveniadas de Vitória da Conquista está previsto para ser eliminado até o final deste ano. Esta ação segue a Resolução 6 de 2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que atualizou as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar para promover uma alimentação mais saudável para os alunos da educação infantil.
Originalmente, a medida deveria ter sido implementada em 2021 em todo o Brasil, mas devido à pandemia de Covid-19, o prazo foi prorrogado. Em Vitória da Conquista, o processo de conscientização dos pais e a diminuição do açúcar e de alimentos ultraprocessados começaram em 2022. Em 2023, a redução foi de 20%, e em 2024, atingiu 50%. Para o início deste ano, conforme informou o coordenador de Alimentação Escolar, Rodrigo Gigante, a expectativa é de reduzir mais 30% do açúcar, alcançando 80% de redução. O objetivo final é zerar o consumo de açúcar até o fim do ano.
Durante uma reunião com diretores dos Centros Municipais de Educação e Infantil (Cmeis) e creches conveniadas, onde a merenda ainda não é terceirizada, a equipe da Coordenação de Alimentação Escolar explicou que esta iniciativa não só atende às orientações do Ministério da Educação, mas também reflete o consenso sobre os riscos do açúcar para a saúde, incluindo a possibilidade de desenvolver obesidade, problemas cardiovasculares, hipertensão, câncer e diabetes.