Polícia prende suspeito de golpe de energia solar em Vitória da Conquista
Um homem de 27 anos foi preso em Vitória da Conquista, na Bahia, sob a acusação de aplicar um golpe de mais de R$ 70 mil em um cliente de uma empresa de instalação de placas de energia solar. Outros dois suspeitos foram identificados e estão sendo procurados pela polícia.
A vítima, um homem de 57 anos, descobriu a fraude ao tentar alugar uma betoneira e ser informado sobre uma pendência em seu CPF. Ao verificar a situação, ele descobriu um financiamento de R$ 72.181,20 em seu nome no Banco PAN, referente a um veículo que ele já havia comprado à vista.
O golpista, que era funcionário da empresa de energia solar, aproveitou uma visita à casa da vítima para fotografar seus documentos e seu rosto. Com essas informações, ele abriu uma conta no Banco PAN, conseguiu o financiamento e transferiu o valor para uma conta criada fraudulentamente.
Após investigação, a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista identificou e prendeu o homem de 27 anos. Ele confessou o crime e revelou a participação de outros dois comparsas, que já foram identificados e estão sendo procurados pela polícia.
Os envolvidos responderão por estelionato (Art. 171 do Código Penal) e furto qualificado mediante fraude e abuso de confiança (Art. 155, § 4º, Inciso II do Código Penal). As penas para esses crimes, somadas, variam de 3 a 13 anos de reclusão.
A polícia recomenda que as pessoas tomem cuidado ao fornecer seus documentos para empresas de energia solar e que verifiquem regularmente sua situação cadastral para evitar fraudes.