Polícia Federal deflagra operação em Conquista e outras cidades da Bahia, investigando desvio de recursos públicos da saúde
Em uma ação de grande magnitude, a Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (28) a 2ª fase da Operação Anoxia, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em desvio de recursos públicos destinados à saúde em diversos municípios baianos. A operação, que contou com o cumprimento de 11 mandados judiciais, teve como um dos principais alvos a cidade de Vitória da Conquista.
Além de Vitória da Conquista, as equipes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão em Salvador, Alcobaça, Itororó e Santa Luzia. Na capital baiana, um dos endereços alvos da operação foi um luxuoso condomínio na Avenida Paralela, o que demonstra a dimensão do esquema criminoso investigado.

As investigações apontam que uma empresa especializada em terceirização de mão de obra na área da saúde é a principal suspeita de fraudar contratos com prefeituras da região, incluindo a de Santa Luzia. A empresa teria obtido contratos sem licitação e superfaturado os serviços, desviando milhões de reais dos cofres públicos.
Um dos acordos investigados, firmado em 2021 com a Prefeitura de Santa Luzia, envolveu o pagamento de R$ 7 milhões à empresa, valor considerado superfaturado em mais de 30%. Além do superfaturamento, a PF identificou outras irregularidades, como o não pagamento de encargos trabalhistas e a sonegação de contribuições previdenciárias.
Esquema já havia sido identificado em Ilhéus
A investigação teve início em 2020, quando a mesma empresa foi alvo de apuração em Ilhéus, onde também foram identificadas irregularidades em contratos firmados durante a pandemia de Covid-19. Naquela ocasião, a empresa foi contratada para fornecer mão de obra temporária para unidades de saúde, mas os processos licitatórios foram considerados irregulares.
Crimes investigados
Os investigados poderão responder pelos crimes de frustrar o caráter competitivo de licitação, fraude em licitação, apropriação indébita previdenciária, estelionato, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva.
Atuação da Polícia Federal em Vitória da Conquista
A presença da Polícia Federal em Vitória da Conquista demonstra o caráter regional da operação e a importância de combater crimes que prejudicam a população e desviam recursos públicos destinados à saúde. A operação Anoxia é um exemplo do compromisso da PF em investigar e desarticular organizações criminosas que atuam na Bahia.