Polícia Civil desarticula quadrilha especializada em clonagem de cartões em Vitória da Conquista
Em uma ação conjunta, a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista deflagrou uma operação nesta terça, 21, resultando na apreensão de diversos materiais utilizados para a clonagem de cartões de crédito e débito.
As investigações, iniciadas em agosto do ano passado, tiveram como ponto de partida a prisão de um receptador de 38 anos, encontrado com mercadorias eletrônicas avaliadas em R$ 50 mil, provenientes de golpes. A partir desse caso, os policiais identificaram uma complexa organização criminosa responsável por uma série de fraudes em diversos estabelecimentos comerciais da cidade, como lojas de varejo e postos de combustíveis.
Modus operandi da quadrilha
A quadrilha, dividida em quatro núcleos, agia de forma organizada e especializada. O primeiro núcleo era responsável por coletar informações confidenciais de clientes de bancos e empresas, como senhas e dados de movimentação financeira. Em seguida, o segundo núcleo falsificava cartões e criava links fraudulentos para realizar as compras. O terceiro núcleo era responsável por aplicar os golpes diretamente nos estabelecimentos comerciais, contando com a ajuda de funcionários comparsas em alguns casos. Por fim, o quarto núcleo era formado por receptadores que adquiriam os produtos obtidos ilicitamente por um preço abaixo do mercado.
Os golpes praticados pela quadrilha causaram um prejuízo estimado em meio milhão de reais a diversos estabelecimentos comerciais de Vitória da Conquista e região. As vítimas, além de terem seus cartões clonados, também sofriam com a invasão de suas contas bancárias.
Durante as buscas realizadas em residências, os policiais apreenderam diversos materiais utilizados pela quadrilha, como celulares, notebooks, computadores e cartões clonados. Todos os envolvidos foram indiciados pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, estelionato, associação criminosa e receptação.