Plenária discute saúde do trabalhador nesta quinta-feira (3) em Vitória da Conquista
A saúde dos trabalhadores esteve em debate nesta quinta-feira (3), em Vitória da Conquista, durante a Plenária Popular sobre Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento começou às 8h30, no auditório Lúcia Dórea (Cemae), e faz parte dos preparativos para a 5ª Conferência Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da Bahia.
Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), a plenária teve o objetivo de incentivar a participação popular na construção de políticas públicas voltadas para a saúde no ambiente de trabalho.
O encontro abordou três temas centrais: a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; as novas relações de trabalho e seus impactos na saúde; e o papel da participação popular no controle social dessas políticas.
Para organizar o evento, representantes do Cerest, do Conselho Municipal de Saúde, da Comissão de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e do setor bancário se reuniram no dia 20 de março. O grupo discutiu os desafios enfrentados pelos trabalhadores e reforçou a importância da mobilização para garantir melhores condições de trabalho e atendimento à saúde.
A plenária desta quinta-feira foi uma oportunidade para que trabalhadores de diferentes áreas contribuíssem com propostas e opiniões que serão levadas para a conferência estadual, garantindo que suas demandas sejam ouvidas e debatidas em um espaço maior.