PIX por aproximação passa a valer nesta semana
A partir da próxima sexta-feira (28), bancos e outras instituições financeiras serão obrigados a oferecer o PIX por aproximação aos seus clientes, conforme determinação do Banco Central. Essa nova funcionalidade permitirá que pagamentos sejam feitos apenas aproximando o celular da maquininha, de forma similar ao uso de cartões com tecnologia contactless.
Além disso, o PIX poderá ser integrado a carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay e Google Wallet, tornando as transações ainda mais práticas. Porém, para funcionar nesse modelo, essas carteiras precisam de aprovação do Banco Central — até o momento, apenas o Google conseguiu a autorização.
Como vai funcionar o PIX por aproximação:
O PIX por aproximação busca ser uma alternativa mais rápida que o QR Code. Hoje, para usar o PIX com QR Code, o cliente deve abrir o aplicativo do banco, escanear o código fornecido pelo comerciante e confirmar o pagamento. Com a nova modalidade, será suficiente selecionar a opção no aplicativo bancário e aproximar o celular da maquininha.
Para quem optar por carteiras digitais, o processo envolverá vincular a conta bancária ao aplicativo, semelhante ao que já ocorre com cartões de crédito.
As transações terão um limite inicial de R$ 500, mas os usuários poderão ajustá-lo, definindo valores máximos por operação ou um teto diário, conforme suas preferências.