Mais de 500 casos suspeitos de Covid-19 são registrados em Conquista em 2025; 2 mortes foram notificadas
De acordo com os dados do e-SUS Notifica e do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP Gripe), entre 1º de janeiro e 3 de fevereiro de 2025, Vitória da Conquista registrou 570 casos suspeitos de Covid-19, dos quais 22 foram confirmados, resultando em duas mortes. Até o momento, houve sete internações relacionadas à Covid-19 no município.
Dos óbitos, o primeiro ocorreu em 6 de janeiro, envolvendo um homem de 55 anos, tabagista, internado desde 22 de dezembro de 2024, com esquema vacinal incompleto. O segundo óbito foi de uma mulher de 55 anos, internada em 7 de janeiro e falecida em 9 de janeiro, portadora de câncer de mama metastático, tendo recebido a última dose da vacina contra Covid-19 em 2022.
Com base nessas informações, a Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância de manter o esquema vacinal atualizado, especialmente para grupos prioritários como crianças de 6 meses a 5 anos, idosos e gestantes.
O Ministério da Saúde atualizou o Calendário Nacional de Vacinação, incluindo a vacina contra Covid-19 na rotina de vacinação para idosos e gestantes. Em Vitória da Conquista, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde para estes grupos.
Vacina para crianças:
- Três doses para crianças de seis meses a menores de cinco anos:
- 1ª dose: aos 6 meses de idade.
- 2ª dose: aos 7 meses de idade, após 4 semanas da 1ª dose.
- 3ª dose: aos 9 meses de idade, após 8 semanas da 2ª dose.
- Após os cinco anos, apenas crianças de grupos prioritários (imunocomprometidas, com comorbidades, deficiência permanente, indígenas, ribeirinhas, quilombolas, residentes em instituições de longa permanência ou em situação de rua) receberão uma dose de reforço.
Gestantes:
- Uma dose em cada gestação.
Idosos:
- Duas doses anuais com intervalo de seis meses para pessoas a partir de 60 anos.