Mais de 260 mil eleitores na Bahia podem ter título cancelado; prazo para regularização vai até 19 de maio
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) alerta que mais de 260 mil eleitores no estado correm o risco de ter seus títulos cancelados por não votarem, não justificarem a ausência às urnas e não quitarem as multas referentes às três últimas eleições consecutivas. O prazo para regularização vai até 19 de maio de 2025.
Em Salvador, 62.128 eleitores estão nessa situação. Outros municípios com altos números incluem Feira de Santana (9.601), Vitória da Conquista (7.503) e Camaçari (5.924).
O cancelamento do título impede o cidadão de realizar diversas ações, como inscrever-se em concurso público, tomar posse em cargo público, obter empréstimos em instituições financeiras públicas, emitir passaporte ou carteira de identidade (exceto para quem está no exterior e precise retornar ao Brasil), renovar matrícula em instituições de ensino oficiais ou fiscalizadas pelo governo, além de realizar atos que exijam quitação com o serviço militar ou com a Receita Federal.
Para verificar a situação eleitoral, os eleitores podem acessar o site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), utilizar o aplicativo e-Título (disponível para Android e iOS) ou ligar para o número (71) 3373-7000. Também é possível consultar presencialmente em cartórios eleitorais ou postos da Justiça Eleitoral.
Caso identifique alguma pendência, como débitos eleitorais decorrentes de multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, o eleitor deve quitá-las por meio do Autoatendimento Eleitoral. Após o pagamento, será possível concluir a regularização e evitar o cancelamento definitivo do título.