Conquistense é flagrado com 100 canetas de Mounjaro no Aeroporto de Salvador
Um jovem de 22 anos, natural de Vitória da Conquista, foi flagrado na noite desta segunda-feira (10) transportando 100 canetas do medicamento Mounjaro de forma irregular no Aeroporto de Salvador. O produto, cuja substância ativa é a Tirzepatida e é utilizado para emagrecimento, estava oculto sob suas roupas.

Ele desembarcou no Brasil em um voo da Air France, vindo de Paris, e foi selecionado para revista pessoal pela Receita Federal com base em técnicas de análise de riscos. Durante a abordagem, afirmou que adquiriu os medicamentos em Londres.
A importação do Mounjaro por pessoas físicas só é permitida mediante prescrição médica, e sua comercialização no Brasil é proibida. Além disso, o medicamento exige armazenamento sob refrigeração, mas foi transportado sem as condições adequadas.
A Receita Federal identificou que o jovem tem ligação familiar com um grupo já monitorado por suspeita de trazer esse tipo de medicamento irregularmente para venda em clínicas. O órgão encaminhará uma representação ao Ministério Público para investigação criminal.
A apreensão do material levanta suspeitas sobre um possível esquema de importação irregular do remédio. O caso segue sob análise das autoridades.