Jornalismo baiano perde Kardé Mourão, referência na luta sindical e democrática
O jornalismo baiano se despede de uma de suas maiores referências. Faleceu na noite deste sábado (29), aos 65 anos, a jornalista Kardelícia Mourão Lopes, a nossa querida e inesquecível Kardé Mourão. Depois de meses de uma luta corajosa contra o câncer, Kardé partiu cercada pelo amor da família e de tantos colegas que foram tocados por sua trajetória.
Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) entre 2004 e 2010, Kardé teve uma atuação marcante na defesa da categoria, participando de diversas diretorias do sindicato e também da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Sua militância incansável fez dela um símbolo da luta sindical e democrática no Brasil.
Mais do que uma grande jornalista, Kardé foi um exemplo de coragem, afeto e compromisso com a justiça social. Comunista convicta e espírita praticante, ela carregava consigo uma fé inabalável e uma energia transformadora que inspirou gerações de profissionais e militantes.
O velório será realizado neste domingo (30), às 14h, na capela B do Cemitério Jardim da Saudade (Brotas), com cremação às 16h.