Ivana Bastos assume interinamente a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia
Em uma cerimônia discreta, realizada nesta terça-feira (11) no gabinete da vice-presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a deputada Ivana Teixeira Bastos, do Partido Social Democrático (PSD), tomou posse como presidente interina da Casa. A solenidade, que contou com a presença apenas de diretores do Legislativo e assessores da parlamentar, ocorreu após a ALBA ser oficialmente informada da decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que afastou liminarmente o deputado Adolfo Menezes, também do PSD, da presidência da ALBA.
A decisão do STF, proferida na véspera, acolheu, em parte, a Reclamação Constitucional 76.061/2025, do deputado Hilton Barros Coelho, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que questionava a terceira reeleição consecutiva de Adolfo Menezes.
Ivana Bastos, que ocupava o cargo de vice-presidente da ALBA, assume a presidência interinamente em cumprimento à decisão judicial. A deputada, que evitou discursar durante a posse, pretende manter um perfil discreto durante o período em que estiver à frente da Assembleia, despachando de seu gabinete e utilizando o gabinete da presidência apenas em situações protocolares.
A parlamentar expressou seu respeito e admiração por Adolfo Menezes, a quem considera um “amigo e correligionário”, e afirmou que só se pronunciará sobre este episódio na companhia dele.
O ato de posse de Ivana Bastos foi publicado na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial do Legislativo Eletrônico e está embasado em pesquisa realizada pelo procurador-geral da Assembleia, Graciliano Bonfim, com fundamento no Artigo 39 do Regimento Interno da ALBA. O termo de posse foi lavrado pelo secretário-geral da Mesa Diretora, Carlos Machado.