Imprensa visita obras da Barragem do Catolé e cobra celeridade na conclusão
A imprensa de Vitória da Conquista visitou, nesta sexta-feira (14), as obras da Barragem do Rio Catolé, acompanhada pelos deputados federal Waldenor Pereira (PT) e estadual Zé Raimundo (PT). A visita teve como objetivo acompanhar o andamento da construção, que sofreu atrasos e deveria ter sido concluída em 2022.
Após a troca da empresa responsável, em setembro de 2024, as obras foram retomadas e, atualmente, estão com 30% de conclusão. A previsão de entrega é para 2027, mas há expectativa de que seja antecipada para o final de 2026, devido ao ritmo acelerado da nova construtora.

Com investimento total de R$ 322 milhões, provenientes da Embasa, dos governos federal e estadual e do PAC, a barragem visa garantir o abastecimento hídrico da região pelos próximos 30 anos.
Durante a visita, os deputados conversaram com o engenheiro responsável e mostraram as partes já concluídas da obra. Zé Raimundo destacou a importância da barragem para a segurança hídrica de Vitória da Conquista e região, especialmente após os períodos de racionamento enfrentados em 2014 e 2016.
Waldenor Pereira ressaltou que a barragem, além de garantir o abastecimento humano, deve impulsionar o desenvolvimento industrial da região.

A imprensa cobrou celeridade na conclusão da obra, enfatizando a importância da barragem para o desenvolvimento socioeconômico de Vitória da Conquista e região.