Governador Jerônimo Rodrigues destaca desafios e investimentos na saúde de Vitória da Conquista
Durante entrevista coletiva em Itabuna, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou a situação da saúde pública em Vitória da Conquista, apontando a ausência de um hospital municipal e de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade.
“Vitória da Conquista, por exemplo, não tem um hospital municipal. Vitória da Conquista não tem uma UPA. Eu não vou ficar como quem está na arquibancada, fazendo arquétipo. Eu vou querer sentar, sim, com o prefeito e dizer: nós queremos…”, afirmou o governador, sinalizando a disposição para dialogar sobre investimentos na área.
Apesar de estar em um campo político oposto ao da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade (União Brasil), Jerônimo reforçou que a parceria institucional deve prevalecer, como já ocorre com outros gestores no estado, incluindo José Ronaldo de Carvalho, prefeito de Feira de Santana, também do União Brasil.
Atualmente, a Prefeitura de Vitória da Conquista está construindo uma UPA com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), por meio da Caixa Econômica Federal. A previsão é de que a unidade seja inaugurada até o final do próximo ano.
Além da saúde, o governador também ressaltou a importância das obras de infraestrutura viária na região. Ele mencionou a entrega da estrada do Bate-Pé e a pavimentação do trecho entre Vitória da Conquista e Caetanos, que beneficiará comunidades como Zé Gonçalves e Barra do Choça.
Jerônimo lamentou atrasos em algumas obras devido a problemas com empresas contratadas. “Tivemos uma situação muito delicada, que machuca muito o governador. Temos orçamento, necessidade da obra, e, no processo licitatório, uma empresa não rende o suficiente, atrasa a obra e, às vezes, tem que ser retirada. Isso é um atraso de vida muito grande”, pontuou.
Agora, cabe às articulações políticas, independentemente de bandeiras partidárias, garantir que esses investimentos na saúde e infraestrutura avancem para beneficiar a população de Vitória da Conquista.