Foragido dos atos de 8 de janeiro, conquistense é preso na Argentina
Por: Daniel Silva
O morador de Vitória da Conquista, Joelton Gusmão de Oliveira, de 47 anos, um dos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília, foi preso na última quinta-feira (14) na Argentina. A captura ocorreu no município de La Plata, localizado a cerca de 60 quilômetros da capital argentina, Buenos Aires.
Condenado a 17 anos de prisão por participação nos atos golpistas, Joelton estava foragido da Justiça brasileira. Sua esposa, Alessandra Faria Rondon, também condenada pelo mesmo crime, já havia sido presa.
A prisão do conquistense aconteceu durante uma tentativa de renovação de seu documento migratório temporário na Argentina. A atitude suspeita do brasileiro chamou a atenção das autoridades argentinas, que, após uma verificação, constataram a existência de um mandado de captura internacional com o objetivo de extraditá-lo ao Brasil.
Com a prisão, Joelton será encaminhado para o sistema prisional argentino, onde permanecerá à disposição da Justiça até que seja extraditado para cumprir sua pena no Brasil.