Equipe de endemias realiza ações preventivas contra dengue, chikungunya e zika
As ações de combate à dengue continuam intensificadas em Vitória da Conquista, especialmente nas áreas com maior número de notificações e casos confirmados de dengue, chikungunya e zika. Na última quinta-feira (30), por exemplo, a equipe de bloqueio da Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) utilizou a bomba intercostal fumacê para tratar as ruas do loteamento Alto da Boa Vista. A intervenção foi motivada pelos 11 casos suspeitos de dengue registrados na localidade entre os dias 19 e 25 de janeiro.
Essas atividades são realizadas durante todo o ano com o objetivo de eliminar os mosquitos na fase de reprodução, prevenindo a disseminação da doença. “Nós recebemos uma lista dos bairros com notificações e executamos o trabalho com o fumacê”, explica o supervisor geral de Endemias, Albino dos Anjos. Ele também esclareceu a diferença entre a bomba intercostal e o carro fumacê: “Com a bomba intercostal, nossos agentes conseguem entrar em estabelecimentos, se aproximar das residências e atingir mais mosquitos, enquanto o carro fumacê apenas passa pela rua e só é utilizado em períodos de surto”.
As ações são geralmente realizadas no final da tarde ou início da manhã. “Este horário é melhor por causa do sol e também aumenta a chance de encontrar os moradores em casa. Enquanto fazemos o trabalho, os residentes devem abrir as janelas para que o inseticida entre nas casas”, orienta o agente de endemias, Joval dos Santos Junior.