Deputados de oposição na AL-BA discutem quem vai assumir liderança do grupo; Tiago Correia e Samuel Júnior disputam cargo
Com a saída do deputado Alan Sanches (União) da liderança da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), dois nomes aparecem como favoritos para assumir o posto e conduzir os trabalhos do grupo: Tiago Correia (PSDB) e Samuel Júnior (Republicanos).
O fim do período de Alan Sanches como líder da oposição foi divulgado ainda no início de novembro. O parlamentar quer se dedicar ao seu mandato e na construção de sua candidatura para a Câmara dos Deputados em 2026.
De acordo com o site Se Ligue Bahia, ambos reúnem prós e contras que estão sendo debatidos entre os deputados estaduais. Tiago Correia, por exemplo, é visto com um perfil “estudioso” e articulador, e vem aumentando sua presença nas redes sociais, mesmo não tendo discursos inflados ou que viralizem, além disso, ele mantém uma relação próxima com o ex-prefeito ACM Neto. No entanto, seu envolvimento com o meio empresarial pode limitar sua atuação em temas polêmicos, já que é esposo da empresária Ana Coelho, proprietária da TV Aratu e acionista da Rádio Antena 1.
Já Samuel Júnior tem se destacado por ter um perfil mais combativo e por conhecer bem o regimento interno da Casa. Ligado a Assembleia de Deus, o parlamentar é considerado como dono de uma postura firme contra o governo Jerônimo. Porém, seu estilo mais direto e, as vezes, “bruto”, além de uma relação meramente protocolar com as principais lideranças do grupo podem lhe tirar da briga pelo posto.
A definição do novo líder de oposição na AL-BA deverá ser alinhada com o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e com ACM Neto, maior nome do antipetismo na Bahia e provável candidato ao Governo do Estado, em 2026.