Delegacia da PF em Vitória da Conquista desarticula rede nacional de falsificação de dinheiro
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (19) a Operação DRACMA, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada na fabricação e distribuição de notas falsas em todo o país. A ação é um desdobramento de investigações conduzidas pela Delegacia da PF em Vitória da Conquista, que identificou o uso dos Correios para o comércio ilegal de cédulas falsificadas.
As investigações apontaram que o grupo utilizava redes sociais para oferecer e distribuir o dinheiro falsificado para diversas regiões do Brasil. Como parte da operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas cidades de Feira de Santana (BA) e Rio Branco (AC).
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de moeda falsa (Art. 289 do Código Penal) e associação criminosa (Art. 288 do Código Penal), cujas penas podem chegar a 15 anos de prisão.
A Delegacia da PF em Vitória da Conquista segue à frente das investigações e continua monitorando possíveis ramificações da quadrilha. Novas informações serão divulgadas exclusivamente pela unidade ou pela Superintendência Regional da PF na Bahia.