Danilo Gentilli pode disputar Presidência da República em 2026 pelo partido Missão
O humorista e apresentador Danilo Gentili vem sendo cotado como um possível candidato à Presidência da República em 2026, vinculado ao partido Missão, que está sendo criado pelo Movimento Brasil Livre (MBL). Apesar de ainda não ter confirmado oficialmente sua participação na disputa, ele tem dado indícios de interesse em entrar na corrida eleitoral.
Na semana passada, Gentili divulgou o “livro amarelo”, um plano estratégico do Partido Missão que poderia funcionar como base para um futuro programa de governo. Em dezembro de 2024, ele publicou nas redes sociais uma mensagem sugerindo um projeto reformista e temporário. “Vou ficar só um mandato. Farei o meu melhor nesse período e prepararei o caminho para as mudanças”, declarou, ao responder a um seguidor.
Kim Kataguiri (União-SP), deputado e uma das lideranças mais expressivas do MBL, elogiou Gentili, destacando sua sintonia com os ideais do movimento. “Ainda faremos prévias para escolher o candidato, mas é evidente que Danilo é um dos nomes mais sólidos e alinhados com nossas propostas”, disse em entrevista à coluna Entrelinhas, da Gazeta do Povo.
O partido Missão – em formação desde novembro de 2023, a agremiação está prestes a ser oficializado como novo partido político do Brasil. Segundo suas lideranças, mais de 800 mil assinaturas foram coletadas em todo o país e, até o fechamento desta matéria, pouco mais de 343 mil (62,70% do total necessário) já foram aprovadas pelo TSE. Na Bahia, o diretório da Missão já está em processo de formalização.