Boletos passam a ser pagos via pix a partir desta segunda-feira
A partir desta segunda-feira (3), os boletos poderão ser pagos não só pelo código de barras, mas também por meios alternativos, como o Pix. Esta mudança é resultado de uma resolução aprovada pelo Banco Central (BC) em dezembro, que visa atualizar o sistema de boletos bancários.
Agora, os boletos incluirão um código QR específico para pagamento via Pix, permitindo que o usuário simplesmente aponte o celular para fazer o pagamento. A principal vantagem é a compensação instantânea, eliminando a espera de dias, comum em alguns boletos tradicionais.
Uma nova modalidade, o boleto dinâmico, foi aprovada pela mesma resolução, mas ainda espera uma instrução normativa do BC para ser implementada. Este tipo de boleto facilita a transferência de propriedade de dívidas quando elas são vendidas no mercado.
De acordo com o BC, o boleto dinâmico aumentará a segurança nos pagamentos de dívidas envolvendo títulos específicos, como a duplicata escritural, conforme a Lei nº 13.775, de 20 de dezembro de 2018. A instrução normativa determinará quais ativos financeiros podem ser associados a este boleto.
Dado que esses títulos são negociáveis, o BC enfatiza a importância de garantir que os pagamentos cheguem ao legítimo titular dos direitos. Para isso, o boleto dinâmico será vinculado diretamente ao título, emitido eletronicamente em plataformas aprovadas pelo BC.
O Banco Central ressalta que o boleto dinâmico é um grande passo para a modernização do sistema financeiro, oferecendo mais segurança nas negociações de títulos críticos para o desenvolvimento de empresas, especialmente as de pequeno e médio porte.
“Com relação às duplicatas escriturais, a segurança é ampliada tanto para o devedor, que pode usar o mesmo boleto apresentado em formato físico ou digital para pagar automaticamente ao credor correto, quanto para o financiador do título, que não precisa trocar os métodos de pagamento para receber o que foi adquirido”, disse o BC em nota em dezembro.
Como os sistemas necessários para o suporte digital desses títulos ainda estão sendo desenvolvidos, o boleto dinâmico será implementado em até seis meses após a aprovação de pelo menos um desses sistemas.