Beleza Fatal: O Sucesso que pode ser picotado na TV aberta
Por: Matheus Montserrat.
“Beleza Fatal” é, sem dúvida, um grande sucesso, mas um questionamento persiste: será que a novela será picotada na TV aberta? A trama é envolvente, bem estruturada e com uma narrativa cativante, mas não podemos ignorar o fato de que a novela contém cenas de sexo e violência, elementos que a TV aberta, em muitos casos, tende a cortar. Isso se deve, principalmente, ao horário em que a trama é exibida e à atuação do Ministério Público Federal, que pode intervir automaticamente para preservar o conteúdo mais adequado para o público geral.
O que, de certa forma, torna “Beleza Fatal” uma novela ainda mais impactante é justamente a sua ousadia e irreverência. A trama é ilimitada de pudor, quebrando tabus e surpreendendo com seu conteúdo chocante e escandaloso. Essa liberdade de explorar o novo, o diferente, é o que a torna única e que, provavelmente, não encontraria espaço na TV aberta, que ainda é regida por um padrão de censura mais rígido.

Enquanto a novela conquista sucesso nas plataformas de streaming ou canais pagos, é interessante questionar até que ponto a versão editada para a TV aberta poderá manter a essência que a fez se destacar. Certamente, “Beleza Fatal” reflete um novo tipo de narrativa, mais audaciosa, que pode estar além do alcance da programação tradicional.