Após caso de maus tratos a trabalhadores, Jerônimo defende BYD
Após a divulgação de que o Ministério Público do Trabalho (MPT) está investigando denúncias de maus-tratos e condições precárias nas obras da fábrica da montadora chinesa BYD em Camaçari, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, manifestou apoio à empresa.
”Eu confio na BYD. Conversamos ontem, atitudes estão sendo tomadas sobre o que foi denunciado”, disse.
O MPT instaurou um inquérito para apurar as condições de trabalho na construção da planta da BYD, especializada em veículos elétricos. Após as denúncias, a empresa demitiu os funcionários envolvidos nas acusações de má conduta e proibiu sua entrada na unidade.
Na última segunda-feira (2), durante um evento na fábrica, Jerônimo esteve ao lado do ex-governador e atual ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e reafirmou o compromisso de apoio à presidente da BYD para Europa e Américas, Stella Li. Ele destacou que os governos federal, estadual e municipal – liderados por integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) – estão à disposição para colaborar com a empresa.
“Nós somos um governador e um presidente de classe operária, uma classe rural, oriundos de famílias pobres que sabem muito bem o que significam boas condições de trabalho”, disse Rodrigues.
O caso – As investigações, iniciadas pelo MPT na quinta-feira (28), incluem relatos preocupantes de abusos contra trabalhadores, que vieram à tona em uma reportagem da Agência Pública. De acordo com a publicação, operários chineses enfrentam jornadas exaustivas de até 12 horas por dia, todos os dias da semana, sem equipamentos de proteção individual adequados. Também há denúncias de trabalhadores sendo forçados a beber água de poças devido à falta de acesso a água potável e episódios de violência física, conforme relatado pelo procurador responsável pelo caso, Bernardo Guimarães.