Alerta: Vitória da Conquista atinge a marca de 1300 acidentes de motos com vítimas e supera estatística de 2023 em outubro
A cidade de Vitória da Conquista está vivendo uma grave crise no trânsito, com um aumento alarmante no número de acidentes de moto com vítimas. Dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) revelam que, de janeiro a outubro de 2024, foram registrados 1.334 acidentes envolvendo motocicletas, superando o total de 1.326 acidentes ocorridos em todo o ano de 2023.
A média mensal de acidentes com vítimas atendidos pelo SAMU 192 em 2024 chegou a 247,3, um número preocupante que demonstra a dimensão do problema. Em média, 133,4 motocicletas e 71 automóveis se envolveram nesses sinistros.
Vítimas da imprudência e da intolerância no trânsito
Nesta terça-feira, 3, morreu no Hospital de Base mais uma vítima de acidentes registrados no perímetro urbano de Vitória da Conquista. A vítima foi Jodilza Moura, 64 anos. Ela estava internada após ser atropelada por uma bicicleta motorizada no dia 28 de novembro, na Avenida Régis Pacheco.
Infelizmente, esse não foi o único registrado em novembro, em Conquista. No dia 8, um grave acidente de trânsito resultou na morte do jovem motociclista Vitor Souza Carvalho, de 27 anos, na Avenida Siqueira Campos, em Vitória da Conquista. Nesse mesmo dia, outros acidentes foram registrados na cidade.
Em outubro, outros graves acidentes em Conquista foram destaques na imprensa estadual, como a morte de Júlio César Santos, de 37 anos, na Avenida Presidente Vargas, e o acidente que vitimou Anthony Maia na BA 262, entre Conquista e Anagé. Anthony tinha 36 anos e era empresário na cidade.
O que está por trás desse aumento?
As causas desse aumento ainda estão sendo investigadas, mas alguns fatores podem estar contribuindo para essa triste realidade, como o aumento no número de motocicletas. Outro aspecto importante é a falta de infraestrutura adequada e a imprudência no trânsito. Essa realidade tem diversas consequências para a sociedade, como a perda de vidas, custos custos para o sistema de saúde e congestionamentos que prejudicam a mobilidade urbana e a economia local.
Para reverter esse quadro, é necessário um esforço conjunto de todos os envolvidos, como investimento em infraestrutura viária, aumento da a fiscalização no trânsito e promoção de campanhas educativas sobre a importância do uso de equipamentos de segurança. Porém, a sociedade também precisa respeitar as leis de trânsito, utilizar equipamentos de segurança e denunciar as infrações.