ALBA realiza eleição para a Mesa Diretora nesta segunda-feira (3), definindo líderes para o biênio 2025-2027
A eleição para a composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para o período de 2025 a 2027 ocorrerá nesta segunda-feira (3), às 14h30. Durante o pleito, serão escolhidos os titulares dos seguintes cargos: presidente, 1º vice-presidente, 1º secretário, 2º vice-presidente, 2º secretário, 3º vice-presidente, 3º secretário, 4º vice-presidente e 4º secretário. Além desses nove cargos, também serão eleitos cinco suplentes. A eleição será conduzida de acordo com a proporcionalidade entre as bancadas ou blocos parlamentares.
Entenda o processo
De acordo com o artigo 168 do Regimento Interno da ALBA, o processo eleitoral seguirá o rito estabelecido, com voto secreto realizado por meio de cédulas de papel, que serão rubricadas pelo presidente e pelos secretários designados para o procedimento.
Inicialmente, será eleito o presidente da Assembleia. Na sequência, ocorrerá a votação para os demais cargos da Mesa, caso haja disputa por candidaturas avulsas. Por fim, em uma terceira chamada, serão escolhidos os membros restantes da Mesa e os suplentes, conforme uma chapa previamente acordada entre as lideranças partidárias. Uma comissão suprapartidária será designada para conduzir o escrutínio, e os resultados serão anunciados ao final do processo.