Adolescente de Vitória da Conquista é batizado na UTI enquanto espera por transplante de coração
Internado na UTI do Hospital de Clínicas de Itajubá (HCI), no Sul de Minas, o jovem Ezequiel Dias dos Santos, de 15 anos, realizou um sonho enquanto aguarda por um transplante de coração: foi batizado dentro da unidade intensiva.
Natural de Vitória da Conquista, Ezequiel sofre de insuficiência cardíaca grave e está na lista nacional de transplantes como um dos casos prioritários. Ele está internado desde o dia 21 de março.
O batismo aconteceu às 16h do dia 28 de março, após o adolescente expressar o desejo à equipe médica, durante uma visita de um padre. “Ele sentiu no coração o desejo de ser batizado e verbalizou isso para a equipe”, informou o hospital.

A cerimônia foi organizada pela equipe da UTI com apoio da capelania do hospital. Ezequiel escolheu Cristiane Tavares, funcionária da equipe de limpeza, como madrinha. O momento foi simples, mas comovente para todos os profissionais envolvidos.
“Atendemos o paciente de forma integral: corpo, alma e espírito. Foi um momento marcante para a equipe multiprofissional da UTI”, destacou o hospital.
Na fila por um novo coração
Ezequiel está entre as prioridades do sistema nacional de transplantes. A equipe médica do HCI mantém uma perspectiva positiva, mas reforça a importância da doação de órgãos.
“A busca por um doador compatível segue em andamento. A mobilização nas redes sociais é importante, mas a principal mensagem é: se você deseja ser doador, avise sua família”, alerta a unidade.
Brasil tem maior sistema público de transplantes do mundo
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Cerca de 87% dos procedimentos são realizados por meio do SUS. A doação de órgãos pode salvar muitas vidas, como a de Ezequiel.