Com 42 acidentes em 2025, Anel Viário de Conquista é alvo prioritário da PRF na Semana Santa
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início oficialmente à Operação Semana Santa 2025 às 0h desta quinta-feira (17), com encerramento previsto para segunda-feira (21). Entretanto, em Vitória da Conquista, as ações já começaram antecipadamente no dia 11 de abril, devido ao histórico de acidentes na região, especialmente no Anel Viário.
Com base em estudos de sinistralidade, a PRF decidiu antecipar o reforço na fiscalização, considerando o feriado prolongado de quatro dias. As equipes já atuam com ações preventivas para reduzir a ocorrência de acidentes.
A operação terá foco no combate a infrações como excesso de velocidade, ultrapassagens em locais proibidos, condução sob efeito de álcool e ausência de dispositivos de segurança, como cinto e cadeirinhas para crianças. Também estão previstas atividades educativas em terminais rodoviários e faixas de pedestres, visando conscientizar todos os usuários da via — motoristas, passageiros, pedestres, motociclistas e ciclistas — sobre a importância de atitudes seguras no trânsito.
Entre 1º de janeiro e 13 de abril deste ano, foram registrados 126 acidentes na área de cobertura da PRF em Vitória da Conquista, com 14 mortes. No Anel Viário, especificamente, ocorreram 42 sinistros. A principal causa apontada é a falta de atenção ao acessar a via, com destaque para manobras arriscadas ou realizadas em locais proibidos.
A expectativa é de aumento significativo no fluxo de veículos na tarde de quinta-feira (17) e na segunda-feira (21), o que exige atenção redobrada dos condutores.
Durante o período da operação, haverá restrição de tráfego para veículos de carga com dimensões excedentes nos seguintes horários:
Quinta-feira (17/04): das 16h às 22h
Sexta-feira (18/04): das 6h às 12h
Segunda-feira (21/04): das 16h às 22h