Vitória da Conquista entra na lista de cidades prioritárias no combate à dengue
Vitória da Conquista foi incluída na lista das 80 cidades brasileiras consideradas prioritárias pelo Ministério da Saúde para ações emergenciais de combate à dengue. A relação, divulgada nesta terça-feira (8), também inclui Salvador e Monte Santo como os únicos municípios baianos selecionados.
A escolha se baseia em critérios como alta taxa de transmissão ou aumento no número de casos da doença. Segundo dados do Ministério, Vitória da Conquista já apresenta 118 casos por 100 mil habitantes, número que acende o alerta para o avanço da dengue no município.

Com mais de 80 mil habitantes, as cidades classificadas como prioritárias serão contempladas com medidas reforçadas, incluindo a atuação da Força Nacional do SUS. As ações preveem a instalação de até 150 centros de hidratação em todo o país, com até 100 leitos cada, totalizando um investimento de R$ 300 milhões.
Esses centros são voltados para o acolhimento e hidratação de pacientes com sintomas da doença, com o objetivo de evitar agravamentos e internações. As estruturas poderão funcionar em unidades de saúde já existentes, como UBS e UPAs, ou em espaços adaptáveis, como auditórios, bibliotecas, tendas e contêineres.
A expectativa é que o reforço das ações contribua para conter a disseminação da doença em Vitória da Conquista, especialmente durante o período de maior incidência do mosquito transmissor.