Polícia Civil prende suspeito de assassinar servidor público em Iguaí
A Polícia Civil da Bahia prendeu, na última semana, o principal suspeito do assassinato de Mateus Arruda dos Santos, de 32 anos, ocorrido em dezembro de 2024, em Iguaí, no Centro-Sul do estado. O homem foi localizado em uma loja onde trabalhava em Vitória da Conquista e, segundo as autoridades, confessou a autoria do crime. Ele foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Itapetinga, onde permanece à disposição da Justiça.
Mateus foi encontrado morto com 34 facadas em uma residência no bairro Arnulfo Órfão. A cena do crime indicava um ato de extrema violência, e a principal linha de investigação aponta para um crime passional com possível motivação ligada à homofobia.
Natural de Ipiaú, Mateus trabalhava na Secretaria de Saúde de Iguaí e era bastante conhecido na região. Testemunhas relataram que, na noite anterior ao crime, ele foi visto saindo de uma festa acompanhado de um homem ainda não identificado. Após familiares notarem sua ausência na segunda-feira (16) e não conseguirem contato, amigos foram até a residência onde ele poderia estar. Ao arrombarem a porta, encontraram o corpo da vítima.
O delegado Ney Brito Lima, coordenador da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (COORPIN) de Itapetinga, informou que as investigações indicam que Mateus deixou a festa na companhia do suspeito e seguiu para a casa onde ocorreu o crime. “Nosso trabalho agora está focado em entender as circunstâncias do homicídio e identificar todos os envolvidos”, disse. Sobre a motivação, o delegado afirmou que todas as possibilidades estão sendo analisadas, incluindo crime de ódio ou razões passionais.
A prisão do suspeito representa um avanço na investigação de um caso que gerou grande comoção entre familiares, amigos e moradores da região.