Dom Vitor Agnaldo assume a Arquidiocese de Vitória da Conquista neste sábado
A Arquidiocese de Vitória da Conquista recebe, neste sábado (22), seu novo arcebispo. Dom Vitor Agnaldo de Menezes tomará posse em uma missa solene marcada para as 15h, na porta da Catedral Metropolitana, e dará início ao seu ministério pastoral na cidade. À noite, uma celebração será realizada no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, reunindo fiéis, religiosos e autoridades.

Antes da posse oficial, Dom Vitor foi calorosamente recebido pela comunidade conquistense. Na sexta-feira (21), ele desembarcou no Aeroporto Glauber Rocha, onde foi saudado por muitos fiéis. A recepção começou ainda no avião, com uma homenagem do piloto e um tradicional “batismo” da aeronave realizado pelo Corpo de Bombeiros.

Após a chegada, uma carreata acompanhou o novo arcebispo até a Catedral Metropolitana, onde ocorreu uma cerimônia de acolhida com a presença de centenas de fiéis, autoridades políticas, vereadores e da prefeita Sheila Lemos (UB). A solenidade contou também com a participação da banda da Polícia Militar.

Em entrevista à imprensa, Dom Vitor expressou emoção com a recepção calorosa. “Fiquei surpreso com o carinho das pessoas, várias vezes emocionado, segurando as lágrimas. Porque eu gosto muito de estar com o povo”, afirmou.

Nascido em Curaçá, no interior da Bahia, Dom Vitor Agnaldo de Menezes tem 56 anos e foi ordenado padre em 1998. Já passou por paróquias em Lafaiete Coutinho, Jequié e Maracás. Desde 2018, atuava como Bispo Diocesano de Propriá, em Sergipe. Ele assume o comando da Arquidiocese de Vitória da Conquista no lugar de Dom Josafá Menezes, que se despediu da cidade em 2024.

Com humildade, o novo arcebispo afirmou que chega com o propósito de estar próximo da comunidade. “Espero caminhar com vocês, amar, servir. Não tenho receitas prontas. Venho com esse propósito de caminhar com vocês”, declarou.