Funcionário do Detran é indiciado por suspeita de fraude em motos clonadas na região de Vitória da Conquista
Um funcionário do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Itapetinga foi indiciado pela Polícia Civil sob suspeita de envolvimento em um esquema de fraude envolvendo motocicletas roubadas e adulteradas na região de Vitória da Conquista. A investigação levou à prisão em flagrante de dois homens, de 38 e 51 anos, por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
A operação ocorreu na última quinta-feira (13). O suspeito de 38 anos teria cometido furtos de motocicletas em várias cidades do sudoeste baiano. Em sua residência, a polícia apreendeu uma Honda CG 160 Fan com numeração de chassi e motor adulterados, além de ferramentas utilizadas para os crimes.
Em continuidade à ação, os investigadores localizaram uma oficina na cidade de Itambé, onde o segundo suspeito recebia as motos furtadas e realizava a remarcação dos chassis. No local, foram encontradas cinco motocicletas desmontadas, todas provenientes de furtos, além de diversas peças, ferramentas para adulteração e um celular.
As investigações apontaram que a quadrilha clonava os veículos, fazendo com que parecessem motos legalizadas para revendê-los em cidades como Ibicuí, Macarani e Belo Campo. O funcionário do Detran de Itapetinga, agora indiciado, seria responsável por fornecer documentação falsa e um novo número de Renavam para os veículos adulterados.
Os dois suspeitos foram encaminhados ao Conjunto Penal de Vitória da Conquista e permanecem à disposição da Justiça. Todo o material apreendido será submetido à perícia.