Bahia: 120 mil documentos aguardam retirada em postos SAC
Aproximadamente 120 mil documentos estão abandonados nos postos da Rede SAC, tanto em Salvador quanto nas cidades do interior, segundo um levantamento divulgado pelo SAC. Desses, 44.426 são Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), 23.424 são carteiras de identidade (antigo RG), 1.130 são passaportes e 50.924 são Carteiras de Identidade Nacional (CIN), modelo que passou a ser emitido pela Rede SAC a partir de julho de 2024.
Se não forem buscados nas unidades fixas da Rede SAC, esses documentos podem ser descartados. O RG e a CIN são incinerados após seis meses sem retirada, enquanto a CNH fica retida no posto até o fim de sua validade, e o passaporte tem um prazo de 90 dias para ser recolhido.
Nilza Rios, diretora operacional do SAC, destaca que o acúmulo de documentos causa transtornos de armazenamento. “É preciso reservar espaço nas unidades para guardar esses itens e designar funcionários para organizá-los e mantê-los. Por isso, é essencial que as pessoas venham buscar seus documentos”, declarou.
O processo para retirada é prático: basta comparecer à unidade onde o documento foi solicitado, sem necessidade de agendamento prévio. Para mais esclarecimentos, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial da secretaria, o site do SAC e um call center nos números (71) 4020-5353 (via WhatsApp) ou 0800 071 5353 (para chamadas de telefone fixo).