Presidente do PP na Bahia descarta federação com União Brasil
O presidente do PP na Bahia, deputado federal Mário Negromonte Júnior, rejeitou nesta sexta-feira (07), em conversa com o site Política Livre, a possibilidade de uma federação entre seu partido e o União Brasil para formar uma grande bancada no Congresso Nacional. De acordo com a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, as tratativas entre os líderes nacionais das duas siglas, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e Antônio Rueda (União), estariam próximas de um desfecho.
“Falei com Ciro hoje cedo e ele garantiu que não há nada concluído. Há diálogos em andamento, mas nada decidido. Ele também negou que vá se encontrar com o presidente do União Brasil no domingo (09), como foi noticiado. Caso surja algo concreto, Ciro prometeu convocar a Executiva nacional do PP para debater e votar a questão. Não será uma imposição de cima”, afirmou Mário Júnior.
O parlamentar destacou que a bancada federal do PP é contrária à federação, posição compartilhada pelos diretórios estaduais, incluindo o da Bahia. “Há muitas divergências entre nós e o União Brasil nos estados. Na Bahia, consultamos a Executiva e a maioria se opôs. Até porque parte do União Brasil já integra a base do governo estadual”, enfatizou.
“Existem vários pontos de resistência. Quem assumiria a liderança nacional dessa federação? E nos estados, como ficaria a gestão? Como já mencionei, vejo isso como algo muito improvável, embora boa parte do União Brasil pareça querer. No PP, porém, a tendência é oposta”, completou Mário Júnior.
O Republicanos, que também chegou a considerar uma federação com PP e União Brasil, já abandonou a ideia, seguindo a preferência da maioria de sua bancada federal.