Embasa avança em obra que ampliará abastecimento de água em 85% em Bate-pé e região
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) segue em ritmo acelerado com as obras de implantação da nova adutora de água tratada de Bate-pé, em Vitória da Conquista. Com mais de 50% dos serviços concluídos e 11 quilômetros de tubulação já instalados, a iniciativa promete revolucionar o abastecimento de água na região, ampliando a oferta em cerca de 85% para os 1.500 imóveis atualmente atendidos.

O novo sistema, projetado para atender à demanda pelos próximos 30 anos, contará com 21 quilômetros de tubulação de 200 milímetros, três caixas redutoras de pressão para otimizar o fluxo de água na área serrana, e um reservatório com capacidade de 300 metros cúbicos. A nova adutora substituirá a rede existente, que sofria com problemas estruturais devido à exposição às enxurradas, e será adaptada ao novo traçado da rodovia em pavimentação. Além disso, possibilitará a expansão do atendimento para novas localidades no entorno.
“Esta é uma obra fundamental para garantir o abastecimento de água com qualidade e regularidade para essa importante área rural do município”, destaca Manoel Marques, gerente regional da Embasa. “Após a conclusão, vamos normalizar a distribuição de água neste distrito, assim como fizemos recentemente nas regiões de São Sebastião e José Gonçalves”.

Investimentos Futuros
A Embasa opera em oito dos 11 distritos de Vitória da Conquista. Para atender os três distritos restantes, Cabeceira da Jiboia, Inhobim e Cercadinho, a empresa planeja investir R$18,5 milhões nos próximos anos. Os projetos incluem a implantação de 82 quilômetros de adutora, duas estações de bombeamento, três reservatórios e 30 quilômetros de rede distribuidora, beneficiando cerca de 2.200 imóveis.