Prefeitura promete novos caminhões para resolver problemas de coleta de lixo
A Torre Empreendimentos, empresa responsável pela coleta de lixo em Vitória da Conquista, tem sido alvo de diversas reclamações por parte dos moradores da cidade. Durante o programa jornalístico Brasil Notícias, diversas manifestações de insatisfação foram registradas, apontando para a demora na coleta, o acúmulo de lixo em diversos pontos da cidade e o chorume que escorre pelas ruas, resultado de perfurações nos caminhões.
Os moradores relatam que a coleta de lixo tem se tornado cada vez mais precária, com caminhões quebrando constantemente e poucos funcionários para atender a demanda da cidade, que cresce a cada ano.
Um funcionário da Torre, que preferiu não se identificar, confirmou a situação. “A demanda está muito grande devido ao crescimento da cidade, poucos funcionários e caminhões quebrando constantemente. Quem pega o turno da manhã está terminando o descarregamento à meia-noite. Por isso que está acontecendo isso”.
Outro morador, que também preferiu não se identificar, relatou sobre a dificuldade na manutenção dos equipamentos. “Os caminhões estão quebrados. Conheço funcionários de lá e falaram que estão quebrados os caminhões, foi até embora cedo porque não tem caminhão”.
Posicionamento da Prefeitura
Diante das reclamações, a Prefeitura de Vitória da Conquista, que concede e fiscaliza o serviço, apresentou as seguintes medidas para solucionar o problema da coleta de lixo:
- Renovação da frota: Até abril, oito novos caminhões compactadores serão inseridos na coleta de resíduos domésticos, elevando o número de 12 para 15. A Zona Rural também receberá reforço, com a adição de três novos caminhões, que se juntarão ao único veículo que atendia a região.
- Ampliação dos roteiros: A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) realizou um levantamento das principais demandas e elaborou um novo plano de serviço, que inclui a ampliação dos roteiros de coleta.
- Novo contrato: A Sesep firmou um novo contrato com a Torre Empreendimentos, com a obrigatoriedade de implantar grandes melhorias no serviço, conforme previsto no contrato 011-29/2024.
A Prefeitura justifica a situação da coleta de lixo com o crescimento da cidade e o aumento na geração de lixo domiciliar, que cresceu aproximadamente 5% a cada ano. Segundo o secretário da Sesep, Luís Paulo dos Santos, o contrato anterior não atendia mais à realidade do município e um novo processo licitatório foi realizado, com a Torre Empreendimentos, sendo ela a vencedora do edital.
O secretário afirma que o serviço de coleta não sofreu interrupções e é ofertado diariamente em todos os bairros da cidade, seguindo uma escala de dias e horários. Ele pede a colaboração da população para que continue respeitando os dias e horários da coleta, armazenando os resíduos em sacos plásticos fechados e dispostos em local seguro.