Invicto e com 100% de nocautes, Xicão Chega ao UFC 312 para enfrentar Justin Tafa
Aos 25 anos, com 2 metros de altura e 2,11 de envergadura, o gigante Talisson Teixeira, mais conhecido como “Xicão”, está pronto para sua aguardada estreia no Ultimate Fighting Championship (UFC). Contratado através do Contender Series em 2024, o brasileiro que impressionou o presidente do UFC, Dana White, pisará no octógono neste sábado (08), em um confronto de pesos pesados com Justin Tafa no card principal do UFC 312.

Representante da academia “Team Lucas Mineiro”, Xicão possui um cartel invicto de sete vitórias, todas elas conquistadas no primeiro round. Sua força e habilidade no jiu-jitsu, modalidade em que começou aos oito anos de idade, o credenciaram para a oportunidade de lutar no maior palco do MMA mundial.
Xicão revelou sua trajetória no mundo das lutas. “Eu venho do jiu-jitsu, comecei com oito anos de idade. Por mais que nas últimas lutas de MMA eu tenha trocado mais, eu ainda falo que meu carro-chefe é o jiu-jitsu”, afirmou. Após se sentir desmotivado na faixa marrom do jiu-jitsu, seu professor Lino Barros o incentivou a migrar para o MMA, onde encontrou seu caminho para o sucesso.

Xicão demonstrou ser um lutador versátil, capaz de se adaptar a diferentes estilos de luta. “Não me importo de colocar para baixo, como não me importo de manter na trocação”, explicou. Sua estratégia é buscar o caminho mais tranquilo para a vitória, explorando tanto o combate em pé quanto o chão.
O conquiste se relembrou como recebeu a notícia de que participaria do Contender Series, um momento que marcou sua carreira. “Pensei que ele estava zoando, de sacanagem. Liguei, perguntei de novo e ele falou que era no Contender, como havia me prometido há três anos atrás”, disse, evidenciando a alegria e a surpresa com a oportunidade.
Apesar do nervosismo de lutar por um contrato no UFC, Xicão mostrou maturidade e foco. “Se parar para pensar, eu estava assistindo o Contender uma semana antes do dia da minha luta. O cara lutou duas vezes, ganhou as duas lutas e não foi contratado”, relembrou. Além disso, ele precisou lidar com uma lesão no joelho que adiou sua estreia, mas que o motivou ainda mais.
Mesmo sendo considerado favorito nas casas de apostas, Xicão mantém os pés no chão e reconhece os perigos do octógono. “Luta é 50/50, você pode vencer, como pode perder”, ponderou. Sua preparação e dedicação são seus pilares para buscar a vitória.
Com confiança e ambição, Xicão projeta um futuro brilhante no UFC. “Me vejo sendo campeão da organização. Óbvio, não agora”, afirmou. Ele acredita que, em três ou quatro anos, poderá conquistar o cinturão da divisão e se tornar um dos grandes nomes do esporte.
A maior motivação de Xicão é proporcionar uma vida melhor para sua família, especialmente para sua mãe, que ainda trabalha e mora em Vitória da Conquista. “Espero que em um ano, um ano e meio, eu possa aposentar minha mãe”, declarou, demonstrando seu amor e gratidão.

Com talento, dedicação e o apoio de sua família, Talisson “Xicão” Teixeira está pronto para brilhar no UFC e trilhar um caminho de sucesso no mundo do MMA. Sua estreia no UFC 312 é um momento muito aguardado e representa o início de uma nova fase em sua carreira.