Prefeitura firma parceria com Waze para melhorar monitoramento do trânsito de Conquista
A Prefeitura de Vitória da Conquista estabeleceu uma parceria com o Waze para melhorar o monitoramento do trânsito no município. Essa colaboração complementa o Sistema Muralha Digital, lançado no início deste ano, possibilitando à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) obter dados em tempo real sobre o fluxo de veículos, congestionamentos, acidentes e interdições. Isso auxiliará na tomada de decisões de maneira mais rápida e eficaz.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Edimário Freitas, destacou que essa cooperação trará benefícios diretos para a mobilidade urbana, permitindo ações preventivas e estratégicas que minimizarão os impactos no trânsito, proporcionando maior segurança e fluidez tanto para motoristas quanto para pedestres.
Intervenções urbanas, como alterações de rotas e sinalizações, serão rapidamente atualizadas no Waze, assegurando que os motoristas sempre tenham as melhores opções de caminho disponíveis.
O programa Waze for Cities (WFC) facilita o compartilhamento de dados com entidades governamentais para o planejamento urbano, otimização da infraestrutura, aumento da eficiência operacional e melhoria na qualidade do serviço do aplicativo. Os parceiros têm acesso a ferramentas que permitem alertar sobre interdições e trânsito incomum, além de um fórum exclusivo para discutir estratégias e operações.
Sistema Muralha Digital:
Instituído pelo Decreto nº 23.531, o Sistema Muralha Digital é composto por nove equipamentos de medição de velocidade e 50 câmeras de videomonitoramento, posicionadas em locais estratégicos da cidade. Algumas dessas câmeras possuem tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), que identifica placas de veículos e envia essas informações em tempo real para a Central de Comando e Controle (CICC), localizada no HUB Conquista, na Avenida Juracy Magalhães. O sistema também verifica a regularidade cadastral dos veículos, emitindo alertas de irregularidades, armazenando eventos por um ano e vídeos por 30 dias.