Jerônimo comenta sobre impacto do aumento do ICMS
O governador Jerônimo Rodrigues foi questionado pela imprensa nesta quarta-feira (29/01) sobre as consequências do aumento do ICMS para os consumidores e para o transporte público.
Segundo o governador, o debate sobre a alíquota do ICMS não se limita ao âmbito estadual, mas envolve o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e o governo federal.
“Nós sabemos que essa discussão do ICMS não é individual. Há um diálogo constante com o Ministério da Fazenda e da Economia. A responsabilidade de aumentar a receita não pode ser confundida com elevação da inflação e dificuldades para os negócios. A gente alinha as questões anteriores e agora com o Lula isso tem sido constante”, declarou.
Rodrigues não ofereceu uma solução imediata para mitigar os efeitos sobre os baianos, ressaltando que, há três semanas, os governadores do Consórcio Nordeste se reuniram para discutir o assunto. “Fizemos uma reunião dentro do Consórcio Nordeste e tiramos um direcionamento para voltarmos a sentar com Haddad, avaliarmos o cenário para 2025 e buscarmos um equilíbrio no ICMS, incluindo o que incide sobre combustíveis”, concluiu.
O aumento do ICMS na Bahia, juntamente com o ajuste no preço dos combustíveis anunciado pela Petrobras, está previsto para entrar em vigor a partir de 1º de fevereiro.