Pluviômetros registram quase 10 mm de chuva nas últimas horas; Conquista segue em alerta laranja
Nas primeiras horas desta sexta-feira (10), o Comitê de Gestão de Crise, da Prefeitura, percorreu vários locais de Conquista para avaliar os impactos das chuvas recentes. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a precipitação média nas últimas 24 horas foi de 9,72 mm, e nas últimas 12 horas, de 2,45 mm. O bairro Patagônia registrou o maior volume de chuva.

A equipe identificou um afundamento na calçada da Av. Crescêncio Lacerda, no bairro Recreio, causado por uma escavação para um muro de contenção em uma obra particular. A área foi isolada pela empresa responsável, a pedido da Defesa Civil, que já começou a reparar o passeio danificado e a realizar a contenção necessária.
No bairro Campinhos, notou-se uma obstrução parcial no canal de drenagem, que tinha sido limpo recentemente pela Prefeitura. No Comveima I, a Defesa Civil encontrou entulho recém-descartado indevidamente ao longo do Anel Viário, o que poderia dificultar o escoamento da água em caso de chuvas mais intensas. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) já interveio na situação.
Na manhã desta sexta (10), uma máquina da Sesep foi enviada para remover o entulho. A Prefeitura pede à população que evite o descarte irregular de lixo e entulho, pois isso prejudica o meio ambiente e pode causar danos durante as chuvas.
Alerta laranja – Nesta sexta-feira, Vitória da Conquista, juntamente com outros municípios da Bahia, foi incluída em uma área de alerta laranja, que prevê chuvas mais intensas, com variação entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos fortes (60-100 km/h). Há também risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Este alerta está em vigor até domingo (12), embora a previsão de chuva para Vitória da Conquista se estenda até a próxima quinta-feira (16), conforme a tabela abaixo:
