Publicitário conquistense Sidônio Palmeira é cotado para assumir ministério no governo Lula
O publicitário baiano Sidônio Palmeira, natural de Vitória da Conquista, é o favorito para assumir o comando da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão pode ser anunciada nesta semana, após uma conversa decisiva entre Sidônio e Lula, marcada para esta terça-feira, 7. O encontro foi confirmado neste domingo, 5, pelo próprio publicitário. Apesar disso, Sidônio destacou que ainda não há definição oficial sobre o tema.
Nos bastidores de Brasília, porém, a indicação de Sidônio é vista como praticamente certa. Ele deve substituir o atual ministro Paulo Pimenta (PT), alvo de críticas desde o início do governo, há dois anos. Há também a expectativa de que um novo cargo seja designado para Pimenta dentro da estrutura governamental.
Sidônio Palmeira é dono da agência de publicidade Leiaute e tem um extenso histórico de sucesso em campanhas políticas. Ele foi o estrategista por trás das campanhas vitoriosas de Jaques Wagner (PT) e Rui Costa (PT) ao governo da Bahia, em 2006, 2010, 2014 e 2018. Em 2022, foi o responsável pelo marketing da campanha presidencial de Lula, que resultou em vitória. Atualmente, Sidônio coordena a área de comunicação no PT Nacional, destacando-se como um dos nomes mais respeitados da publicidade política no Brasil.
Caso sua nomeação se concretize, será mais uma conquista significativa para o publicitário conquistense, que já tem sua marca consolidada na política brasileira.