Incêndio de grandes proporções ameaça área verde em Vitória da Conquista
Um incêndio de grandes proporções tem desafiado os brigadistas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros em uma área de difícil acesso após o anel viário, sentido Barra do Choça. As chamas são registradas desde a noite de quarta-feira (1º). Apesar dos esforços para conter as chamas, o fogo reavivou-se e se alastra rapidamente, exigindo um trabalho intenso das equipes de combate.
As altas temperaturas e a baixa umidade do ar contribuem para a propagação das chamas, que já consumiram uma grande extensão de vegetação. A área atingida abriga diversas espécies de animais e plantas, e o fogo representa uma grave ameaça à biodiversidade local.
Desde as primeiras horas de hoje, brigadistas e bombeiros trabalham incansavelmente para controlar as chamas. No entanto, o terreno acidentado e a densa vegetação dificultam o acesso e as ações de combate ao fogo.
Além do incêndio na área do anel viário, outro foco de incêndio foi registrado na Serra do Periperi, próximo ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). As equipes conseguiram controlar as chamas nessa região, mas a situação permanece crítica.
A maioria dos incêndios nessa época do ano é causada por ação humana, seja por descuido ou intencionalmente. A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, alerta para os riscos de jogar lixo ou bitucas de cigarro em áreas de vegetação e reforça a importância de manter os terrenos limpos e livres de materiais combustíveis.
Para denunciar focos de incêndio ou identificar pessoas que estejam provocando queimadas, a população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193) ou com a Semma (77) 3429-7906.