Operação Overclean: PF e MPF desarticulam esquema de corrupção milionário na Bahia
A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram, nesta segunda-feira (23), a segunda fase da Operação Overclean. A ação, que mira uma organização criminosa envolvida em um esquema de corrupção milionário, cumpre 10 mandados de busca e apreensão, 4 de prisão preventiva e afasta cautelarmente um servidor público.
As investigações revelaram um esquema sofisticado e ramificado, com atuação em diversas cidades do país, incluindo Brasília, Salvador, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista. A organização criminosa é suspeita de movimentar cerca de R$ 1,4 bilhão em contratos fraudulentos e obras superfaturadas.
Para garantir o sucesso das operações, a organização criminosa contava com uma célula de apoio informacional, composta por policiais que vazavam informações sigilosas para os criminosos. Essa prática permitia que os investigados antecipassem as ações das autoridades e obstruíssem as investigações.
Durante a operação, foram apreendidos diversos veículos de luxo e bloqueados cerca de R$ 4,7 milhões, valores obtidos ilicitamente pela organização criminosa.
Os crimes investigados incluem corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos, lavagem de dinheiro e organização criminosa.