Influenciador digital reclama de atendimento no Afrânio Peixoto; Direção do hospital emite nota
O barbeiro e influenciador digital de Vitória da Conquista, Jeferson Santos, popularmente conhecido como Jefinho Barber, fez críticas contundentes ao atendimento prestado pelo Hospital Afrânio Peixoto.
Atualmente internado para a realização de uma cirurgia, ele expressou sua insatisfação em um vídeo publicado nas redes sociais, onde conta com mais de 35 mil seguidores.
De acordo com Jefinho, ele foi transferido de outra unidade hospitalar para o Afrânio Peixoto há 17 dias, mas a cirurgia ainda não foi realizada. “Estou aqui há 17 dias esperando para fazer uma cirurgia. Realizei a primeira cirurgia em outro hospital e vim para cá para fazer a segunda, mas já cancelaram a cirurgia três vezes”, disse.
“Primeiro falaram que o pé estava inchado; na segunda vez, disseram que não fariam a cirurgia porque o ar-condicionado estava quebrado. Hoje, a médica veio e informou que a minha cirurgia foi cancelada por falta de material. O hospital tem uma dívida enorme com a empresa que fornece os materiais”, relatou o influenciador.
Em resposta, o Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) divulgou uma nota explicando a situação. Segundo o comunicado, o hospital segue um protocolo padrão para o agendamento de cirurgias. Confira a nota na íntegra:
*NOTA DE ESCLARECIMENTO*
O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) vem a público esclarecer informações recentemente veiculadas nas redes sociais envolvendo a gestão e os serviços prestados pelo Hospital Afrânio Peixoto (HAP).
*Protocolo de Agendamento Cirúrgico:* Todo paciente com perfil para procedimento cirúrgico recebe uma data provável para a realização da cirurgia ao ser admitido na unidade. Trata-se de um protocolo padrão, previamente esclarecido aos pacientes e seus familiares, que não configura uma marcação definitiva.
*Histórico de Remarcações:*
*O primeiro reagendamento ocorreu por questões relacionadas às condições clínicas do próprio paciente, que apresentava inadequação no tecido mole para a realização segura do procedimento.
*O segundo reagendamento foi necessário devido a instabilidades na rede elétrica da Coelba que afetaram, entre outros equipamentos, o sistema de climatização da sala cirúrgica. *Destacamos que a realização de cirurgias em condições de temperatura inadequadas contraria normas de segurança hospitalar. Essa instabilidade afetou toda a cidade, os procedimentos eletivos foram suspensos, conforme notas emitidas pelo CHVC à comunidade e à imprensa, além de ampla divulgação em meios de comunicação como rádio e tv de alcance local e regional.
*O procedimento programado para hoje (16/12) foi reagendado para quarta-feira (18/12), com aviso prévio ao paciente e seus familiares.*Cuidados Contínuos:* O paciente segue recebendo acompanhamento por equipe multidisciplinar e está devidamente medicado, sem qualquer custo adicional.
*Medicamentos:* Todos medicamentos prescritos pelos médicos do Complexo são disponibilizados gratuitamente, custeados pelos Sistema Único de Saúde (SUS).
Reiteramos nosso compromisso com a transparência, a segurança dos pacientes e a qualidade dos serviços prestados, apesar das adversidades que, em alguns momentos, impactam o sistema público de saúde.
Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos adicionais.